Café verde emagrece?
O café verde, em forma de cápsulas, surge no mercado como mais uma promessa para perder peso. Entenda melhor essa novidade e confira a opinião dos especialistas.
Verde x Preto
A ação no organismo
"O ácido clorogênico impede que o organismo utilize o açúcar dos alimentos ingeridos como fonte de energia. Assim, o corpo é obrigado a retirar essa energia do próprio estoque de gordura", explica a médica nutróloga Marcella Duarte, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Na prática, significa que, além de evitar o acúmulo de gordura localizada, a substância ajuda a regular os níveis de glicose no sangue - motivo pelo qual o café verde tem sido indicado para pacientes diabéticos como auxiliar no tratamento da doença. Também existem relatos sobre sua ação na melhora do humor, o que o tornaria um possível aliado no combate à depressão. Mas isso ainda não está comprovado.
Para a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo, a cafeína é outro componente a ser levado em conta na perda de peso. "Apesar de a quantidade em relação ao café preto ser só um pouco maior, a ação termogênica dessa substância é importante por estimular o metabolismo", diz a especialista. Trata-se de um recurso eficaz, mas é preciso lembrar que as cápsulas não fazem milagre sozinhas. "Elas podem potencializar a dieta, acelerando os resultados, mas só fazem sentido como coadjuvante de uma rotina saudável que inclua exercícios e alimentação balanceada", ressalta a nutricionista Flávia Morais, da rede de lojas Mundo Verde, que comercializa as cápsulas. Embora seja natural e não necessite de recomendação médica, o consumo contínuo pode agravar casos de hipertensão, úlcera, gastrite e insônia - então, melhor checar com seu médico ou nutricionista a indicação de uso para você.
Fonte: mdemulher.abril.com.br
0 comentários:
Postar um comentário